Todas as Publicações dos Clubes

Prefeito de Várzea Grande recebe Visita do Governdor Zozoel de Paula e de Presidentes de todos os Rotary Clubes de Várzea Grande

No dia 29 de setembro, o Prefeito de Várzea Grande recebeu o governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Zozoel de Paula, que visitou oficialmente o Rotary Club de Várzea Grande Centro. Durante a visita, o prefeito de Várzea Grande abriu sua agenda para o Rotary e as temáticas a serem discutidas. Governador Zozoel estava acompanhado de todos os Presidentes de Rotary de Várzea Grande e agradeceu a recepção de todos e de forma especial ao Prefeito Municipal de Várzea Grande Kalil Sarat Baracat de Arruda. "A Prefeitura estará sempre de portas abertas para recebê-los. É sempre uma honra fortalecer este vínculo de amizade e companheirismo", felicitou o prefeito Kalil durante a visita. “Estas visitas servem para verificar o andamento dos projetos e ações sociais dos clubes, desenvolvidas no município, e traz mensagens e metas do presidente do Rotary Internacional.” Declarou o Governador Zozoel ao Prefeito. "O Rotary presta relevantes serviços à sociedade. É uma honra receber o governador. Estamos sempre à disposição, de braços abertos a atender qualquer ação que beneficie diretamente nosso município", finalizou Prefeito Municipal de Várzea Grande Kalil Sarat Baracat de Arruda. A visita contou com a presença do companheiro Luiz Fernando Amorin que é Vereador por Cuiabá e prestigiou este importante momento para o Rotary de Várzea Grande.

Mensagem do Diretor 2021-23, Julio Silva Santisteban-Ojeda – Setembro 2021

Como sabemos, em seu calendário anual o Rotary designa setembro como o Mês da Educação Básica e Alfabetização, destacando assim a importância que atribui ao tema – da maior relevância para alcançarmos a paz positiva que a nossa organização defende. É óbvio que, sem níveis adequados de educação, as comunidades são afetadas e o direito fundamental a uma vida digna é relegado. Sem educação, não há Estado de bem-estar e, sem este, não há Estado de direito – e, em consequência, a paz é abandonada, dando lugar a conflitos de vários tipos que afetam a vida de pessoas e nações. A educação deve ser cuidada, uma vez que ela é um direito natural, pois se trata de um componente essencial do direito à vida. Nenhuma forma de exclusão, portanto, deve ser admitida, devendo se estabelecer uma ação permanente que reúna esforços de caráter inclusivo. Especificamente na América Latina, alcançar níveis adequados de educação é uma tarefa pendente para direcionar nossas nações a um futuro melhor, que as tornem sociedades legitimamente livres e democráticas e, ao mesmo tempo, capazes de competir no mundo de hoje, no qual a educação, a tecnologia e a cultura aumentam, cada vez mais, as lacunas da desigualdade. Conscientes disso, nós rotarianos trabalhamos pela educação e a abordamos como uma das nossas sete áreas de enfoque, e ansiamos por um maior envolvimento dos setores público e privado nessa cruzada que é responsabilidade de todos.

Mensagem do Chair da Fundação Rotária 2021-22, John Germ – Setembro 2021

Malala Yousafzai é uma jovem ativista paquistanesa que defende a educação de meninas e mulheres. Quando adolescente, Malala se pronunciou corajosamente pelo direito de as meninas estudarem. Extremistas de seu país discordaram, e ela foi baleada por um integrante do Talibã a caminho de casa, quando voltava da escola. Mas o ataque não a dissuadiu; ele aumentou sua determinação. Assim que se recuperou, ela retomou sua missão de ativismo educacional. Hoje o Fundo Malala apoia a educação por meio de projetos em todo o mundo. Malala não é apenas uma inspiração para os rotarianos, mas também compartilha algumas semelhanças conosco: o desejo de fazer o que é certo, a paixão pela alfabetização e o poder de transformar sonhos em realidade. Um dos lemas da minha vida é: se você pode sonhar, você pode realizar. Isso se aplica a tudo o que os rotarianos fazem, particularmente em relação à Fundação Rotária. Nós, literalmente, fazemos os nossos sonhos acontecerem. Como Malala, sabemos que a alfabetização é, para muitos, o primeiro passo para saírem da pobreza. Para colocar nossa visão em ação, primeiramente compreendemos uma comunidade e os problemas específicos que os seus moradores enfrentam para, em seguida, formarmos uma parceria com eles. A seguir, unimos forças com outras partes – trocando ideias com clubes de outros distritos e trabalhando com outras pessoas e organizações. Nossa solução, na forma de um Subsídio Distrital ou Global, será adaptada para essa comunidade. E, se for um projeto financiado por subsídio do Rotary, você pode apostar que o mesmo será bem planejado, estratégico e, acima de tudo, sustentável. Queremos que a dádiva da alfabetização não seja uma única doação de livros, mas um plano para transformar a comunidade com o passar do tempo. Ao longo dos anos, vi inúmeras iniciativas de alfabetização no Rotary – desde programas nacionais a projetos locais. Quando a pandemia da Covid-19 começou, no ano passado, muitos clubes se mobilizaram para ajudar as comunidades a se adaptarem ao ensino online, inclusive com o fornecimento de notebooks. As soluções do Rotary são infinitas e nossos voluntários, incansáveis. E, se conheço bem os rotarianos, sei que mais soluções estão sendo criadas enquanto escrevo estas palavras. A paixão do Rotary por projetos de alfabetização e educação é bem conhecida, assim como o nosso compromisso em fazê-los acontecer. Vocês, por meio do Rotary, contribuem muito para as pessoas darem o primeiro passo para saírem do ciclo de analfabetismo e pobreza e entrarem em uma realidade muito melhor. Lembrem-se: se vocês podem sonhar, vocês podem realizar – assim como a Malala.  

Mensagem do Curador da Fundação Rotária 2021-23, Marcelo Haick – Setembro 2021

A Fundação Rotária entende que o desenvolvimento de parcerias representa uma iniciativa alinhada às nossas prioridades e objetivos estratégicos para promover a boa vontade, paz e compreensão mundial. Parcerias são acordos mutuamente benéficos entre duas ou mais partes, com responsabilidades compartilhadas nos mais diversos níveis. São relações de colaboração para trabalhar em conjunto, visando objetivos comuns. O próprio Código de Políticas da Fundação Rotária conceitua que o Rotary International e a Fundação Rotária buscam ativamente desenvolver parcerias com outras organizações que aumentem nossa capacidade de prestar serviços. Uma boa-nova: a parceria da Fundação Rotária com o Unicef Brasil! Por meio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), celebramos essa parceria institucional com a assinatura de um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de projetos humanitários no Brasil. Trata-se de uma experiência de fato inovadora, para a qual deveremos contar com os nossos líderes regionais e a rede de recursos distritais a fim de apoiar projetos nas áreas de prevenção e tratamento de doenças, educação básica e alfabetização, paz e resolução de conflitos, e meio ambiente – além de iniciativas de imunização e de erradicação da pólio. O Unicef, criado pela Organização das Nações Unidas em 1946, atua na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, concentrando seus esforços naqueles mais vulneráveis, com foco especial nas vítimas de formas extremas de violência. O órgão está presente no Brasil desde 1950, onde tem apoiado as mais importantes transformações no âmbito da infância e adolescência. Nas últimas décadas, o nosso país promoveu uma maior inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas, entretanto, uma significativa parcela dessa população continua desassistida. E o Unicef concentra seus esforços justamente no atendimento ao contingente mais excluído de meninas e meninos, uma realidade que está presente em todas as regiões brasileiras, com maior agudeza na Amazônia, semiárido e grandes centros urbanos. Com seus programas humanitários e prioridade na erradicação da pólio, a Fundação Rotária poderá potencializar os efeitos nos programas desenvolvidos ou nas novas iniciativas por meio da liderança e influência dos rotarianos em seus clubes, que estão em atividade em todo o país. Some-se a isso a nossa experiência em projetos de Subsídios Globais e a convergência das nossas áreas de enfoque com o Unicef. Em total sinergia, a Fundação Rotária e o Unicef Brasil almejam promover o atendimento às necessidades básicas de crianças e adolescentes, criando oportunidades para que alcancem seu pleno potencial!

Localizar site dos clubes